INSCRIÇÃO BOLSA CIDADÃO GLOBAL AFS

INSCRIÇÃO BOLSA CIDADÃO GLOBAL AFS

Prezados pais e alunos dos terceiros anos,

A Etec Prof. Camargo Aranha recebeu a visita da sra. Christiane Fada Bois, voluntária da AFS, desde 1979, no Comitê São Paulo Alfa e Conselheira Regional AFS, para propor a divulgação da Bolsa Cidadão Global AFS. O AFS é uma organização internacional, de base voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbios que promovam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e o entendimento necessário para criar um mundo mais justo e pacífico. É uma organização reconhecida pela UNESCO e apoia os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: Educação de Qualidade; Ação contra a Mudança Global do Clima; Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

É importante conhecermos um pouco sobre a história desta organização, que nasceu há 107 anos (65 anos no Brasil) reunindo mais de 50.000 voluntários em todo o mundo. Desde sua origem, tem como missão promover a paz mundial através da aproximação entre povos.

Em 2019, o Instituto Doar em parceria com a Fundação Getúlio Vargas escolheu o AFS como uma das cem melhores ONGs do Brasil dentre as 757 avaliadas. Sendo uma organização sem fins lucrativos, o AFS depende de parcerias e apoio daqueles que acreditam em sua missão e, por conta disso, foram procurados, há algumas semanas, pela sra. Graciela de Marzio, ex-intercambista do AFS no ano de 1978/1979 para os Estados Unidos. Naquela época, Graciela era aluna do então Colégio Técnico Professor Camargo Aranha, na rua Piratininga. Foi lá que tomou conhecimento da bolsa do AFS e, através dessa organização teve a oportunidade de alçar voo numa trajetória de sucesso que, em grande parte, atribui à oportunidade que teve em sua adolescência. Imbuída de grande gratidão, ela agora gostaria de proporcionar esta oportunidade a um (a) jovem da Etec Prof. Camargo Aranha, sua ex-escola que, como ela, provenha de uma família que não tenha condições de arcar financeiramente com esta experiência.

Naturalmente, haverá critérios para pleitear esta bolsa e prazos para cumprir considerando-se que há muitos passos a serem percorridos quanto à seleção do estudante, a documentação, a preparação para esta experiência e sua colocação em uma família e escola na Itália, que é o país para o qual a bolsa de estudos está sendo oferecida. O período de intercâmbio será de setembro de 2022 a junho de 2023. O AFS cuidará de toda a estrutura do processo seletivo, bem como da estrutura virtual de inscrição e a disponibilização de plataforma para o preenchimento da documentação necessária.

Aos interessados, segue links para mais informações sobre o AFS:

https://www.afs.org.br/sobre-o-afs/historia/

https://www.afs.org.br/educacao/

https://www.afs.org.br/educacao/seja-escola-parceira/

https://www.afs.org.br/indice-afs-competencias-globais/

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário